Em meio a pandemia global da covid-19, o músico moçambicano Casimiro Nhussi lançou o seu mais novo álbum.
Composto por seis faixas, "Ho yala" é o mais recente trabalho discográfico do bailarino, coreógrafo e músico radicado no Canadá, Casimiro Nhussi. O lançamento coincidiu com a estreia de Matope, a sua nova peça coreográfica e com a indicação do artista para os prémios Western Canadian Music Awards com a música "Koko", tema que lançou em finais de 2019.
Em entrevista "online", Casimiro Nhussi disse que este projecto já habitava os seus sonhos mas que começou a colocá-lo em prática no passado mês de Março, quando o mundo obrigou-o a ficar em casa. "Devido ao novo coronavírus vi-me obrigado a reinventar-me, por isso que este trabalho é muito especial para mim pois fiz o processo de produção das 6 faixas sozinho, daí o meu orgulho. E no momento, estou a promover a música intitulada "vaname" que traduzida do shimakonde quer dizer "cura ou resistência", acrescentou Nhussi.
De modo geral o álbum retrata as situações de insurgências na província de Cabo Delgado, a fome e vários outros malefícios a que a população está submetida na actualidade, assim que chama a atenção das autoridades competentes e clama a misericórdia divina. O álbum exclusivamente digital, marca o regresso do reputado artista aos palcos depois do confinamento.
Perfil
Casimiro Nhussi é um artista multifacetado. Nascido na província de Cabo Delgado, é bailarino, músico e professor de dança. No passado, fez teatro no Tchova Xitaduma, participou em documentários e fez parte da primeira peça do Mutumbela Gogo. Nhussi também foi director artístico da Companhia Nacional de Canto e Dança (CNCD) e actualmente, exerce a função de professor no Canadá, onde vive, e é autor de discos como: Makonde, Gweka e Ximbombo.
Compre o álbum Ho yala em:
Casimiro Nhussi lança "Ho yala"
Reviewed by Paulino Nhusse
on
outubro 17, 2020
Rating:
A nossa arte orgulha!
ResponderEliminarExatamente, é orgulho demais.
EliminarEnvolvente... Arte é tudo!✔️
ResponderEliminar